Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

POTTER X TWILIGHT [II]

Quesito 2 – A Trama


Crepúsculo é mais ou menos como um Romeu e Julieta adolescente, além de possuir metáforas batidas sobre virgindade. No segundo filme isso é uma referência clara. Isabella Swan é uma mortal que se apaixona por um vampiro, Edward Cullen. É isso! Tudo o mais é secundário, como a inclusão de lobisomens e outros clãs de vampiros. Eu não tenho certeza, mas creio que até o final os dois se casam, transam pra cacete e têm um filho…

Já Harry Potter é um guri que descobre ser filho de bruxos, e por isso mesmo é chamado para estudar em Hogwarts, a escola da magia. Entre flashbacks do seu misterioso passado e os seus estudos, Voldemort, o vilão da série e assassino dos pais do bruxo, começa a se recompor, para matá-lo!

a) Mitologia: Harry Potter tem uma mitologia única, com feitiços, as Casas de Hogwarts, e o assassinato de seus pais. Crepúsculo trata de destruir todas as mitologias possíveis, começando pela dos vampiros, que brilham como fadas, bebem sangue de animais e têm vergonha de si mesmos. Fora lobisomens sem camisa que se transformam quando ficam nervosos (Lua cheia? Pra que?). (2 pontos pra Harry Potter)

b) Narrativa: Harry Potter é recheado de ação, suspense, mortes, personagens interessantes e se sai bem no quesito fantasia, que é o seu alvo. Crepúsculo é meloso, com personagens emos e autodestrutivos, que não respiram se estiverem longe um do outro. (Ponto pra Harry Potter)

c) Fãs:
Harry Potter tem fãs de várias idades e inclusive é usado como material para escolas inglesas, fora que são organizados grandes encontros de fãs. Além disso, incentivou muitas crianças a ler e melhorou o desempenho escolar delas. (2 pontos para Harry Potter)

Veredito: A trama de Harry Potter faz Crepúsculo parecer rascunho de livro de criança de oito anos que não ganhou a merenda. Mais cinco pontos pra Harry… já tá 8 x 2

[[CONTINUA AMANHÃ]]

por: Gustavo D.

0 Corujas:

Postar um comentário