Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

[COLUNA] A volta da ansiedade dos velhos tempos

A volta da ansiedade dos velhos tempos


Tem algo acontecendo ao longo das últimas semanas que conseguiu trazer de volta um pouco daquela saudosa ansiedade que eu sentia nos tempos em que aguardava o lançamento de um dos livros ou filmes da saga Harry Potter. Pode ser que o mesmo esteja acontecendo com você nestes últimos meses após o final épico. A sensação é muito parecida, não chega a sufocar como era nos velhos e bons tempos dos livros e filmes, mas dá aquela adrenalina, o comichão, inquietação e um medinho, por que não, não é? Afinal aquele povo não é um grande exemplo de justiça... Ok, ok, não precisam apontar suas varinhas para mim, eu explico do que diabos estou falando. A minha ansiedade, talvez a sua, e mais de uma cambada de potterianos mundo afora, monta-se na torturante espera da lista dos indicados ao Oscar 2012, queremos Harry Potter nela! A Academia tem mantido um desprezo que já dura uma década, sempre montada no seu tradicional preconceito para com os filmes de fantasia, mas este ano as campanhas pró-Harry Potter estão a ponto de derreter ferro! A lista sai dia 24 de janeiro, até lá Hollywood vai por muita lenha na caldeira para que a Harry Potter consiga agarrar o pomo, digo a estatueta de ouro e nós vamos torcer mais do que bruxo na final da copa mundial de quadribol para que a taça, digo o troféu seja nosso.


Já estão correndo as campanhas “Para sua consideração”, esse tipo de ferramenta de marketing tem por base publicidades para TV, jornais e revistas. Elas têm por finalidade dar um empurrãozinho na opinião dos votantes tanto do Oscar como de outras premiações como o Globo de Ouro. Neste “Para sua consideração”, saiu um vídeo de 35 segundos com cenas do RdM2, parece pouco, mas falta matar a gente, eu ainda tenho acesso de lágrimas quando olho, pode ser que eu ande meio “Murta que Geme”, no entanto os tais 35 segundos (cruéis!) te mergulham com força total na essência dramática do filme e te deixa desesperado por um lencinho (não assista se a sala estiver lotada de posers).


Não é nenhuma novidade que o último filme da franquia superou as expectativas dos executivos de Hollywood com o seu alto rendimento. Com o lançamento do filme, muito foi comentado sobre a possibilidade de indicação para Melhor Filme. Muitos consideram algo muito justo a ser feito (estou com eles e não abro!), alguns torceram o bico e disseram ser exagero (sem comentários.) e outros nem consideraram a possibilidade (Avada Kedavra neles!). Mas a Warner tem certeza que a nossa ansiedade será coroada com não uma, mas várias indicações ao Oscar 2012 e, para dar aquele peteleco na vontade dos votantes, foi lançado o vídeo “para sua consideração”, além de uma listinha básica com sugestões de categorias nas quais o Harry Potter e as Relíquias da Morte 2 poderia concorrer numa boa. Nessa lista além de constar as indicações para categoria direção, roteiro adaptado, melhor ator, atriz e outros, temos uma gama bem interessante de possibilidades para a indicação de ator coadjuvante, entre eles o Sr. Rickman vem sendo fortemente cotado para essa categoria.

A New York Times afirmou que, ele “eleva o filme a seu ponto mais expressivo” e completou: “que [Snape] tornou-se um personagem brilhante devido ao Sr. Rickman, que ajudou a elevar o conto de criança sobre o bem e o mal em uma história da luta humana”. A Los Angeles Times, disse que Alan Rickam é uma espécie de chave para a emoção, algo que ajudou bastante o fechamento dramático da história, deixando, com sua interpretação do “esquivo” Severo Snape, uma impressão marcante e duradoura. É bom lembrar que a disputa é brava, mas a Warner está “mexendo as varinhas” numa intensa batalha para que a magia de Snape convença os votantes da categoria.

Mas voltando ao RdM2 para categoria de Melhor Filme, o The National Board of Review mandou um recadinho bem significativo para os membros da comissão de avaliação do Oscar: “Harry Potter e as Relíquias da Mortes: Parte 2 foi um bom filme, e merece ser honrado." Essa mensagem foi do tipo: “respeito é bom e a galera potteriana aprecia sem moderação”. Além disso o The National incluiu RdM2 na lista dos dez melhores filmes do ano!

Há semanas que temos lido, principalmente no OG, sobre o marketing agressivo (estilo hipogrifo insultado e bailisco açulado) que a WB está promovendo para obtenção da indicação de Melhor Filme (entre outras indicações), e isso tem feito a nossa euforia dar sinais de vida! Só para dar uma animada, é interessante lembrar que no Rotten Tomattoes, um dos maiores sites especializados em crítica cinematográfica do mundo, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 desponta com 96% de aprovação, sem contar que 100% dos críticos da imprensa mundial aprovaram o filme.

O quê? A regras mudaram de novo?!

Ano passado, as regras para listagem da categoria Melhor Filme teve mudanças, o total que era de 5 passou a 10, neste ano a categoria voltou a ser mexida, dando certa instabilidade nas chances do último filme da saga ser indicado. Em 2012 o número de indicado pode ser de 5 até 10, o que significa que a Academia tem obrigação de indicar pelo menos 5 filmes e o resto que se exploda! O fechamento do grupo dos indicados para a categoria principal vai depender muito da quantidade de votos endereçada para cada filme nas preliminares, vamos juntar pensamentos positivos para que RdM2 obtenha votos suficientes para compor a lista.

Tudo bem, mas com quais produções estamos disputando essa indicação? Apesar de muitos analistas informarem que neste ano não há grandes favoritos, temos filmes que estão batalhando para tomar a nossa vaga, são eles: O Artista: Filme mudo. Homenagem ao cinema mudo. A Árvore da Vida: carrega os seguintes elementos: Dinossauros, Deus, o segredo da vida e da morte. Cavalo de Guerra: Um filme estilo épico de guerra, é o velho filme para os amantes da emotividade. The Descendants: história de um pai tentando reconquistar as filhas (bom programa para a família...). O Espião que Sabia Demais: baseado num clássico da literatura de John Le Carré com adaptação feita por Peter Morgan. Extremely Loud & Incredibly Close: história de um garotinho que procura um cofre cuja chave lhe foi deixada pelo pai, morto durante os ataques terroristas de 11 de setembro. The Help: Baseado em livro, trata de brancos e negros nos anos 60. Sucesso de público nos cinemas americanos e teve o elenco mais elogiado deste ano (deu medinho...). Meia-Noite em Paris: Woody Allen. Paris e ponto final. Moneyball: em resumo: Brad Pitt e Beisebol. Há também possibilidades para os filmes Millenium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres, J. Edgar e Tudo Pelo Poder.

Alguns críticos de cinema afirmam que o RdM2 não tem cacife suficiente para levar a estatueta de Melhor Filme (categoria na qual é julgado o conjunto da obra), vá lá, pode ser que a Academia continue implicando com a franquia HP, mas estou apostando em algumas premiações que farão jus ao esforço de anos de toda uma equipe de atores e técnicos nos mais variados níveis para que o mundo mágico de JK Rowling ganhasse as telas e nos emocionasse, dando vida e cores mais fortes aos cenários que já carregávamos cristalizados em nossa memória. Iremos fechar com chave de ouro potterianos! Alguém aí aposta o contrário? Fiquem de olho no OG para mais notícias e mantinham-se firmes na torcida.

Coluna de Aline Freitas

por Gustavo D.

Um comentário: