Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

[COLUNA] O Chapéu Segregador

O Chapéu Segregador

Na comunidade potteriana, as quatro Casas de Hogwarts constituem a característica mais difundida da Escola de Magia e Bruxaria. Corrijam-me se eu estiver errada, mas muitas são as vezes que, ao conhecermos outro fã da série, a nossa primeira pergunta é: a que Casa você pertence? E muito poucos são aqueles que respondem “não sei” – se o fazem, suspeitamos.

A verdade é que é necessidade inerente ao jovem pertencer a uma comunidade. Você, que lê este artigo, e eu, que o estou escrevendo, pertencemos à comunidade potteriana, e isso nos identifica entre uma população de fãs de outras coisas. No entanto esta comunidade não é específica o suficiente para o nosso desejo de definição, e é aí que as quatro Casas entram em cena.

Grifinória para os “corações indômitos, ousadia, sangue-frio e nobreza”, Corvinal para os de “mente alerta, grande espírito e saber”, Lufa-Lufa para os “justos, leais e sem medo da dor” e Sonserina para os “astutos e ambiciosos”. Para nós, que escolhemos a Casa como nos apraz, é tudo muito bacana, mas no mundo de Harry Potter, ao mesmo tempo em que une os alunos de temperamento semelhantes, o Chapéu Seletor segrega Hogwarts como um todo, sujeitando as crianças desde muito cedo a um estereótipo prejudicial ao desenvolvimento da sua personalidade.

Claro, isso não é um problema quando se é selecionado para a Grifinória: seu estigma é de ser bravo, ousado e nobre. É a casa dos grandes bruxos de Hogwarts, do mentor e diretor Albus Dumbledore e da magnífica Minerva McGonnagal. Mas e se você for da Sonserina? Temos um relato claro da expectativa de um jovem bruxo primeiro-anista em uma cena bem recente. No epílogo de Harry Potter e as Relíquias da Morte, o jovem Albus Severus Potter diz:

– Mas se eu for para a Sonserina? - Sussurrou somente para o pai, que percebeu que só o momento da partida revelou o verdadeiro e sincero medo que Albus estava sentindo.

Não é sem motivo que ele o sente. Afinal, como primeiro foi caracterizada esta Casa, não existe um bruxo das trevas que não tenha estado nela. Esta é uma Casa inescrupulosamente vilanizada durante toda a série, tornada bidimencional para antagonizar os nobres e bravos Grifinórios. Durante os primeiros livros, seus maiores representantes são Draco Malfoy e os capachos Crabbe e Goyle, e, além de Snape e Slughorn, não me lembro de mais personagens serem descritos como desviando da fama de bruxo-mal-intencionado que os alunos e ex-alunos da Sonserina ganharam.

J.K. Rowling, em toda a sua genialidade e criatividade que eu tanto admiro, falha em demonstrar, apesar de enfatizar que o mundo não é divido entre o bem e o mal, a humanidade dos personagens sonserinos e como, apesar de ambição e astúcia serem qualidades que possibilitam a maldade, elas não necessariamente a gera.

Na verdade, astúcia e ambição podem constituir uma parte positiva de alguém, por mais impensável que isso possa parecer quando se está lendo os livros. Uso-nos como exemplo – nós, o Satolep’s Army. O grupo é composto, em sua maioria, por Sonserinos declarados, e é característica nossa organizar eventos, EPs e afins com certa antecedência, tomar cuidado para fazer a coisa direito, não colocar o nome do nosso grupo na reta se não temos certeza de que o projeto vai dar certo... enfim, são boas características administrativas, acredito, e são claramente sonserinas. Uma boa carreira profissional exige, também, estas qualidades. A ambição de realizar grandes conquistas e a astúcia para lidar com as pessoas e tirar proveito das situações que se apresentam.

Imagine uma criança de onze anos que parece carregar consigo estas qualidades – mas também um pouco das características das outras casas, como é natural que seja com qualquer um – e o Chapéu Seletor julga que a Sonserina a ajudará a realizar grandes coisas. Supomos que esta grande coisa seja ser o melhor e mais poderoso auror do mundo. Uma vez enviada para a Sonserina, sendo colocada como antagonista, covarde e mesquinha, não ficaria esta criança inclinada a atender às expectativas das outras casas – e até a dos professores, dos quais se esperaria mais discernimento – e enveredar-se para o caminho da Magia Negra?

A verdade é que todos possuímos características de todas as casas de Hogwarts, e é isso que nos faz personagens multifacetados e reais. Algumas se destacam mais, outras menos. Considero que se destacam em mim o instinto de auto-preservação e a ambição características da Sonserina, mas que isso não o faça esquecer de que possuo a empatia e a solidariedade dos lufanos, a lealdade dos grifinórios e o desejo por conhecimento dos corvinais.

Somos todos um pouco de cada, e até que seja criada a Gricorlufina, teremos de aprender a não julgar os colegas apenas pelo brasão bordado no uniforme ou as cores da gravata. Devemos tentar conhecer uns aos outros – companheiros de fandom ou os próprios personagens do livro – de forma a ver além da Casa, além do estigma. Mais do que apenas tolerar o que consideramos defeitos, devemos aprender a admirar as qualidades, ocultas pelo estereótipo, e que isso sirva não só para o fandom potteriano, mas para a vida.


Jade Arbo
Belíssima coluna. Deixem seus comentários logo abaixo!

por Gustavo D.

10 comentários:

  1. Muito bom elfo do mal.
    Muito bom mesmo.
    Mas são poucos se é que existem os Sly que prestam ;)
    Eu me divido entre duas casas, Gryf e Huffl.
    Sou de coração Lufano, sem pestanejar, mas de temperamento Grifinório, meu primeiro pensamento em uma situação de estresse é, pau neles cambada.
    Não me vejo soncerino, nunca me vi, mas acho que vou ter de esperar umas semanas, até a seleção do Pottermore e ver em que casa eu vou ser selecionado, a final de contas esse será o verdadeiro chapéu seletor.

    ResponderExcluir
  2. "Mas são poucos se é que existem os Sly que prestam"
    Protesto, meretíssimo. Generalização premeditada. (?) uaisiauhsiuahs

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim genial a coluna! Mas o que mais me alegra é que FINALMENTE o Alê conseguiu comentar aqui no OG kkk'

    ResponderExcluir
  4. Verdade, verdade, bah eu tava achando que o troço aqui tava azarado.
    Seguinte eu tenho uma coisa para enviar pro site, uma colaboração, me ajuda ai, como eu envio?

    ResponderExcluir
  5. Manda pro ossosgraudos@hotmail.com que eu posto kkk'

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Incrível, só o que tenho a dizer.

    ResponderExcluir
  7. nao se esqueçam que nós temos a mania - como ja disse JK - de acredita em tudo oq harry diz. E como ele alega que a sonserina é ruim os fãs acreditam, mas isso nao significa que a JK realmente ache q a casa seja ruim.

    ResponderExcluir
  8. Sempre me vi na grifinória mas muitas pessoas diziam que eu era a verdadeira aluna da Lufa-Lufa.E pelo jeito o pottermore concorda pois agora sou oficialmente uma aluna da Lufa-Lufa

    ResponderExcluir
  9. Sou Sly com muito orgulho, pois realmente me identifico com a casa, e nunca tive desejo pelas outras, sempre fui um aluno das masmorras

    ResponderExcluir
  10. Eu na verdade acho que sou sonserina por muitas razões(se escreve assim,putz deu branco:/)e Tenho muito orgulho disso mesmo mas acho que se (e vou)eu
    for para Hogwarts vou cair na Grifinória ou na Corvinal (Na Lufa-Lufa talvez mas chances realmente muito raras ...WFT??) Mas bom eu gostaria de ficar aqui postando milhões de comentários mas,estou com sono... Depois mando uma coruja:D

    ResponderExcluir