Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 26 de setembro de 2010

Severo Snape [ESPECIAL]

Foi, provavelmente, o homem mais corajoso que eu ja conheci.

Severo Prince Snape (Severus Prince Snape) foi um Comensal da Morte, fez parte da Ordem da Fênix e foi o braço direito de Alvo Dumbledore e Lord Voldemort. Em Hogwarts, lecionou Poções até 1995, entrando para o cargo de Defesa Contra as Artes das Trevas em 1996. Severo Snape foi o responsável pela morte de Dumbledore  a pedido do mesmo. Se tornou diretor de Hogwarts em 1997 e foi morto em 1998 por Nagini a mando de Voldemort durante a batalha de Hogwarts.

Características


  • Físicas

É descrito como um homem pálido, com longos cabelos negros e oleosos, nariz de gancho e pele macilenta. Seus dentes são amarelados e irregulares. Possui uma Marca Negra tatuada no braço esquerdo. Seus trajes usualmente são pretos.

"[...]Seus olhos eram negros como os de Hagrid, mas não tinham o calor dos de Hagrid. Eram frios e vazios e lembravam túneis escuros."


  • Psicológicas

Severo sempre foi muito... é... severo. Sempre aparentou ser maligno, o que levou desconfianças de Harry. Porém aderiu o lado do bem e sempre protegeu-o. Orgulhoso, altivo, reservado, exigente e, paradoxalmente, dotado de uma imensa capacidade de amar, Severo não teve um lar feliz na infância, presenciando muitas brigas dos pais e deixando de receber cuidados de ambos. Vestia-se de forma desparelhada e estranha, e morava em condições miseráveis. Teve o azar de se apaixonar profundamente por uma mulher que não só não correspondeu a seus sentimentos, como também casou-se com o seu maior rival, Tiago Potter: Lílian Evans, que apenas lhe dedicou amizade; e mesmo esta se acabou quando Severo optou pelas Artes das Trevas - magia que o atraía, porque exercer Poder sobre outros casava bem a seu temperamento orgulhoso. O ódio que Snape passou a nutrir por Tiago era tão profundo quanto o amor que sentia por Lílian, mas foi a cegueira desse ódio que o levou a colocar Voldemort na trilha do casal. Objetivando apenas destruir o rival e o filhinho de ambos - porque os via apenas como obstáculos no seu caminho ao coração de Lílian - Severo acabou por causar a morte da sua amada. Este remorso desesperado acabou com sua vida, porque a partir daí ele não mais se importou com nada ou ninguém. Aceitou o papel que o professor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, oportunista, lhe impôs, de espião duplo, mesmo correndo risco de morte. Afinal, o que era para ele a morte, se ele já se sentia morto? O ódio escaldante que Severo dedicava ao rival Tiago Potter foi transferido, sem hesitação, para seu filho Harry Potter. Pode-se dizer que Severo realmente NÃO GOSTAVA de Harry; o menino era a imagem viva de seu pai, e devia ser bem difícil ficar perto dele. Para piorar, Dumbledore pediu que Severo o ajudasse a proteger Harry, e esta tarefa machucava tremendamente seu coração: proteger o filho do rival para honrar a memória da mulher amada. De fato, a única coisa que Severo apreciava em Harry eram os seus olhos, por serem idênticos aos de sua mãe, Lílian. Pode-se notar, ao longo das narrativas dos sete livros da saga de Harry Potter, que Severo Snape mal olhava para Harry, não o encarava nos olhos (claro, se o fizesse, como conseguiria odiá-lo?). Apenas no instante da morte, como última vontade, ele sussurra para Harry: "olhe para mim". Ele queria morrer olhando nos olhos da única mulher que amou.

Provavelmente é a figura mais ambígua de toda a saga, pelo seu caráter dicotômico. Nem bem, nem mal, mas agindo mal para conseguir o bem, Severo conseguiu ser detestado por todos que o conheciam, desde colegas de trabalho até os estudantes de Hogwarts. Somente o diretor Dumbledore, que conhecia o seu grande segredo de amor, conseguia lidar com ele, embora também o tenha implacavelmente usado como ferramenta para espionar Voldemort.

Infância
 
Severo Snape nasceu no dia 9 de janeiro de 1960. Teve uma infância bastante conturbada. Seu pai trouxa, Tobias, casou-se com Eileen Prince e o casamento foi citado no Profeta Diário. Também havia uma pequena nota sobre o nascimento de Snape.

Durante uma das aulas de Oclumência com Snape, Harry vê de relance algumas das memórias de seu professor: Tobias gritando com Eileen, uma criança chorando no canto; uma garota rindo enquanto Severo tentava subir numa vassoura; e um Snape adolescente, deitado em sua cama matando moscas.

Snape morou na Rua da Fiação provavelmente durante toda a sua infância. Quando tinha cerca de 9 a 10 anos, Snape escondeu-se atrás de um arbusto para poder espiar Lílian Potter (por quem sempre fora apaixonado) e sua irmã, Petúnia, enquanto brincavam num balanço. Lílian, indo contra as recomendações de sua mãe, faz magia, e é nessa hora que Severo sai de seu esconderijo e diz a Lílian que ela é uma bruxa, realidade a qual estava acostumado já que sua mãe era uma. Petúnia o reconhece e o acusa de estar espionando as duas, mas ele diz que nunca o faria, pois ela é uma trouxa. As duas ficam ofendidas e vão embora, deixando Snape completamente desapontado.

Na mesma época, Snape conta a Lílian diversas coisas sobre o mundo mágico, dizendo que o Ministério da Magia pune aqueles que realizam magia abaixo da idade permitida; mas que ela não deveria se preocupar pois ainda não possuía uma varinha. Explicou para ela também quem são e o que fazem os Dementadores e o que é a Prisão de Azkaban. Quando Lílian o pergunta se o fato dela ser nascida-trouxa faria alguma diferença, ele responde que não, após hesitar. Além disso, ele diz que seus pais estão discutindo, e que seu pai não gosta muito de magia. Os dois são interrompidos por Petúnia, que é acusada por Snape de estar espionando. Petúnia caçoa de suas roupas, e Snape faz um galho cair e atingi-la no ombro. Ela e a irmã, aborrecidas, vão embora.

Hogwarts


  • A Plataforma e o Trem

Em 1971, Snape ingressa em Hogwarts. Na Plataforma Nove e Meia 3\4 maldita Wyler, Snape, que está junto de sua mãe, observa Lílian e Petúnia com sua família. Enquanto as duas irmãs discutem, Petúnia desconfia que Lílian e Snape haviam mexido em suas coisas, já que Lílian revela que sabia da carta que Petúnia enviara a Dumbledore, na esperança de entrar em Hogwarts.
Já no trem, Snape encontra Lílian em uma cabine onde alguns garotos estavam conversando. Lílian, que estava chorando, diz que não quer falar com ele, e que agora sua irmã a odiava. Snape tenta alegrá-la dizendo que agora os dois finalmente estavam indo para Hogwarts. Quando ele a aconselha para ir para a Sonserina, um dos garotos da cabine, Tiago Potter, interrompe a conversa, perguntando quem gostaria de estar na Sonserina. Sirius Black, que também estava presente, inicia uma breve conversa com Tiago sobre as casas de Hogwarts, e depois que Snape ri do comentário que Tiago faz sobre a Grifinória, ele caçoa de Severo. Lílian chama Snape para sair da cabine com ela, e antes da porta fechar, um deles o chama de Ranhoso maldito Tiago-metido-a-engraçadinho.

  • Sonserino
Na Cerimônia de Seleção, Lílian é mandada para a Grifinória, o que não deixa Snape muito feliz. Após uma dúzia de alunos serem selecionados, ele é chamado por McGonagall e é selecionado para a Sonserina. Lúcio Malfoy, usando um brasão de Monitor, dá um tapinha nas suas costas.

Segundo Sirius, o sonserino sabia mais feitiços que metade dos alunos do sétimo ano quando entrou na escola. Era famoso por se interessar pelas Artes das Trevas.

A maioria dos amigos de Snape em Hogwarts se tornaram Comensais da Morte, como Evan Rosier, Wilkes, a diva Belatriz Lestrange, Rodolfo e Rabastan Lestrange, Avery e Mulciber. Lúcio provavelmente fazia parte do grupo também, assim como Narcisa Malfoy (que não se tornou Comensal, mas era amiga de Snape) e Régulo Black.

Seu professor de Poções foi Horácio Slughorn. Snape era um ótimo estudante, não há menção se fez parte do Clube do Slugue, mas, que provavelmente fez por suas excelentes habilidades em poções.

  • Amizades e Inimizades
Snape possuía uma rivalidade muito grande com Tiago Potter e Sirius Black. Remo Lupin e Pedro Pettigrew, embora fossem amigos dos dois e fizessem parte do grupo dos Marotos, não pareciam ter nenhum problema com Snape.
Numa certa época, Snape começa a se interessar no que os Marotos faziam nas noites de lua cheia, quando os quatro sumiam da escola e iam para os jardins. Sirius conta a ele como entrar pelo Salgueiro Lutador, com a intenção de lhe pregar uma peça, já que se Snape passasse pelo túnel do Sagueiro iria encontrar Remo se transformando em lobisomem, e certamente seria atacado. Porém, Tiago descobre o que Sirius tinha feito e arrisca sua própria vida para salvar Snape do lobisomem. A partir deste momento, Snape devia a vida a Tiago Potter devia, nada.. se eles não tentassem pregar a tal peça no Sevie ele não precisaria ser salvo.

Em certo momento, Snape e Lílian têm uma discussão, pois ela não aprova o fato dele ter uma amizade com Avery e Mulciber, dois bruxos adeptos à prática de magia negra. Lílian questiona sua obsessão por descobrir o que Potter e seus amigos faziam à noite. Snape diz que quer provar a ela que Potter e seus amigos não eram tão maravilhosos como todo mundo parecia pensar, e que Remo Lupin possuía um segredo terrível e Lily diz que Snape estava sendo realmente ingrato ao não reconhecer que Tiago o havia salvado no Salgueiro Lutador. Snape se defende, dizendo a ela que Tiago estava salvando a si mesmo e a seus amigos, e não a ele. Quando Lílian diz que sabe que Tiago era arrogante e idiota, metido-a-engraçadinho, filho da p... ok deu, Severo se tranquiliza.

Em 1976, no seu quinto ano, Snape é humilhado publicamente por Tiago e Sirius logo após seu teste dos N.O.M's. Embora Lílian o defenda, Snape a chama de sangue-ruim. Snape, mais tarde, tenta lhe pedir desculpas, mas Lílian diz que os dois haviam, afinal, escolhido caminhos diferentes, já que Snape desejava ser um Comensal da Morte. Severo Snape embora tendo aquela cara de poucos amigos gostava de Lílian Evans .
  • O Príncipe Mestiço
Na escola, Snape se auto-intitulava O Príncipe Mestiço, escrevendo o título em seus livros. O Príncipe inventou muitos feitiços, como o Levicorpus, feitiço que se tornou famoso em Hogwarts e que foi usado até mesmo contra ele (quando Tiago Potter e Sirius o humilham na frente de todos) e o Sectumsempra, feitiço bastante perigoso e considerado como Artes das Trevas.

Em 9 de janeiro de 1977, Severo atinge a maioridade bruxa. Snape completa seus estudos em Hogwarts em 1978.


Foto comprometedora eim..
Primeira Guerra
  • A Profecia

Em 1980, Snape espionou a entrevista de emprego que Alvo Dumbledore fez com Sibila Trelawney, no Cabeça de Javali. Durante a conversa entre os dois, Trelawney faz uma profecia, da qual Snape é capaz de ouvir apenas uma parte. Isso, porém, foi o suficiente para que ele contasse tudo o que ouvira a Lord Voldemort, já que a profecia dizia que um garoto com o poder de destruir o Lord das Trevas estava para nascer.

Algum tempo após ficar sabendo da profecia, Voldemort resolve matar os Potter, pois acreditava que o tal garoto era Harry. Snape desespera-se ao saber que seu amor, Lílian, está prestes a morrer, e pede a Voldemort que poupe a vida dela. Em certo momento, Snape vai ao encontro de Dumbledore em um morro abandonado e frio para implorar que proteja Lílian. O fato de inicialmente Snape não se importar se Tiago ou Harry iriam morrer causa nojo em Dumbledore. Snape, então, pede que Dumbledore esconda a todos, a fim de protegê-los de Voldemort, e diz que daria o que ele quisesse em troca.

Após a morte de Lílian, Snape confronta Dumbledore, dizendo "Pensei que o senhor fosse mantê-la segura", e que gostaria de estar morto no lugar dela. Dumbledore diz que Harry tem os mesmos olhos de Lílian, e que se Snape havia amado-a verdadeiramente, então deveria ajudar a proteger Harry para que assim a morte de sua amada não tivesse sido em vão.

Carreira de Professor em Hogwarts

Severo teria se inscrito para ser professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, mas teria falhado. Foi professor por muitos anos de Poções, mas em setembro de 1996 adquiriu o cargo que tanto desejava.
Feitos
  • Ao lado do "Bem"
Segundo Dumbledore, arrepende-se de contar sobre a profecia de Harry Potter;

Snape protege Harry do feitiço de Quirrell durante uma partida de Quadribol;

Snape é o juiz de uma partida de Quadribol, para proteger Harry;

Ao ser atacado por Harry na Casa dos Gritos, diz a Cornélio Fudge que Harry estava enfeitiçado;

Age rápido e salva (temporariamente) a vida de Alvo, quando o diretor fica muito ferido devido ao poder de uma Horcrux;

Impede um Comensal da Morte de torturar Harry;

A pedido do falecido Dumbledore, leva a espada de Gryffindor à Floresta do Deão, onde Harry a encontrará;

Snape se coloca na frente de Harry, Rony e Hermione quando vê Lupin no seu estado de Lobisomem.

  • Ao lado do "Mal"
Escuta a profecia de Sibila e conta tudo a Voldemort;

Numa reunião de Comensais da Morte, dedura a Ordem da Fênix e presencia o assassinato de uma professora de Hogwarts (Caridade Burbage);

Sempre disposto à colocar Harry em detenções, acusando-o de ser o pai sem tirar nem por.

  • Arrependimento
Snape diz que se arrepende de ter contado a Voldemort parte da profecia sobre Harry Potter, que Sibila fez a Alvo, no Cabeça de Javali, já que Voldemort começa a perseguir incansavelmente a família Potter, com o objetivo de matar Tiago, Harry e Lílian seu verdadeiro, primeiro, e único amor.
 Segunda Guerra
  • O Voto Perpétuo
Em meados de 1996, Narcisa Malfoy, juntamente com sua irmã Belatriz Lestrange, vai até a casa de Severo para lhe pedir que protegesse e ajudasse seu filho, Draco Malfoy, na missão que o Lord das Trevas havia lhe entregado, alegando que isso somente era uma vingança por causa da missão mal sucedida de Lúcio. A missão era que Draco deveria assassinar Alvo Dumbledore. Snape faz um Voto Perpétuo com Narcisa, onde fica estabelecido que, se Draco falhasse em realizar sua missão, Snape seria o responsável por concluí-la.


  • A Torre

Snape mata Dumbledore na noite em que o diretor e Harry voltavam de uma viagem para encontrar uma Horcrux. Ela havia sido planejada por Alvo Dumbledore, sendo que ele próprio pede que Snape o mate, meses antes.

Ascensão do Lord das Trevas
  • Diretor
Em 1997, quando Voldemort tomou o poder do Ministério da Magia, Snape assumiu o cargo de Diretor de Hogwarts. Snape colocou Amico Carrow em seu lugar como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e Aleto Carrow no posto de Estudo de Trouxas e com o poder de Vice-Diretora.

  • Nagini
A cobra Nagini mata Snape, na Casa dos Gritos (Ler Curiosidades), por ordem de seu mestre Voldemort, para que este pudesse ter, definitivamente, pelo menos a seu ver, a Varinha das Varinhas.

 Relacionamento com a Ordem
A relação de Snape com a Ordem era muito tensa, já que vários membros questionavam a confiança que Dumbledore depositava nele, além da presença de Sirius, Potter e Lupin, pessoas o qual tinham intrigas em Hogwarts. Até mesmo Harry, mesmo depois de saber que Snape faz parte da Ordem, não deposita sua confiança no professor que para ele sempre será o "mal em pessoa".

Relacionamento com os Comensais hmm
Ele era braço direito de Lord Voldemort, amigo de Lúcio, Narcisa, Mulciber, Avery e tinha uma relação um tanto instável com Belatriz, pois a mesma desconfiava de Severo.

Relacionamento com os Alunos

Snape era muito popular entre os alunos da Sonserina, pois além de distribuir inúmeros castigos aos alunos das outras casas, adorava dar pontos extras para os mesmos, motivo de raiva entre os alunos da Grifinória, Lufa-Lufa e Corvinal.


  • Harry Potter
A relação entre Harry e Snape nunca foi boa, desde o primeiro ano letivo de Harry. Snape sempre o achou igual ao pai, arrogante, exibido e indisciplinado aos seus olhos. Com o passar dos anos, a hostilidade entre os dois vai aumentando cada vez mais. No quinto ano, Harry passa a ter aulas de Oclumência com Snape até o momento em que vê uma lembrança do professor, onde este era humilhado por seu pai. A partir daí, Snape se recusa a continuar dando aulas a Harry.

Já no sexto ano, Harry usa o livro de Poções que Snape usava quando era ainda adolescente e se intitulava Príncipe Mestiço e descobre os feitiços que o professor havia inventado. Quando Snape mata Dumbledore, o ódio de Harry pelo professor aumenta ainda mais. No final, Harry descobre que Snape amava sua mãe Lílian e que ele não era tão mau assim quanto ele achava; pelo contrário, achou-o um homem muito valente. Além disso, Snape ajudou Harry a encontrar a verdadeira Espada de Gryffindor, conduzindo Harry com seu patrono de corça prateada até o local. Quando já estava morrendo pede ao Harry para olhar para ele para poder ver os mesmos olhos da Lílian novamente. Após sua morte, Harry decide colocar em um de seus filhos o nome de Snape (Alvo Severo).

  • Draco Malfoy
Snape sempre foi o professor favorito de Draco em Hogwarts. Possuía grande amizade com os pais de Draco, Narcisa e Lúcio.

Faz um voto perpétuo com Narcisa, para protejer Draco de sua missão de matar Alvo Dumbledore. Embora Draco demonstre desafeto ao Professor, que segundo ele, sugeria ajuda para tomar toda a glória do feito de Draco, para usurpar a posição de Lúcio.

Quotes

"NÃO ME CHAME DE COVARDE!"


"Olhe... para... mim... — sussurou o bruxo."

"Ainda bem, Potter - disse Snape friamente -, porque você não é especial nem importante, e não cabe a você descobrir o que o Lorde das Trevas está dizendo aos seus Comensais da Morte."

"Guarde essa varinha agora - disse secamente. - Dez pontos a menos para Grif... (...)"

"Você é... você é uma bruxa - sussurou Snape."

"Pegue sua varinha."

"Dumbledore é um grande bruxo, e só um idiota questionaria isso."

"Não espero que vocês realmente entendam a beleza de um caldeirão cozinhando em fogo lento, com a fumaça a tremeluzir, o delicado poder dos líquidos que fluem pelas veias humanas e enfeitiçam a mente, confundem os sentidos... Posso ensinar-lhes a engarrafar fama, a cozinhar glórias, até a zumbificar se não forem o bando de cabeças-ocas que geralmente me mandam ensinar."

"As Artes das Trevas são muitas, variadas, mutantes e eternas. Lutar contra elas é como lutar contra um monstro de muitas cabeças, que, cada vez que tem um pescoço cortado, nasce uma nova cabeça talvez mais feroz e mais esperta do que a anterior. Vocês estão lutando contra aquilo que não é estático, é mutante e indestrutível. Suas defesas, portanto devem ser tão flexíveis e criativas quanto as Artes que procuram enfrentar."

Curiosidades

O significado do nome Severo é severidade/seriedade. É também uma possível alusão ao Imperador Romano Lucius Septimus Severo, que reconstruiu o Muro de Hadrian e defendeu Clodinus Albinus e Pescennius Niger.


De acordo com J.K. Rowling, o personagem Severo Snape é baseado em um antigo professor dela de química. Ela odiava química.

O sobrenome Snape é um vilarejo inglês, provavelmente ao norte de Yorkshire, próximo ao Muro de Hadrian. Neste vilarejo há um Castelo de Snape. Há outro vilarejo chamado Snape próximo a Saxmundham, a noroeste de Ipswich, próximo ao Rio Alde.

Snape também é um verbo em inglês que significa ser duro, esnobe, rebuscado; do inglês antigo “desonrar, ultrajar, desgraçar”.

Snape era um amigo de longa data de Lúcio e Narcisa Malfoy.

O patrono de Snape tem a forma de uma corça, a mesma forma do patrono de Lílian, provavelmente, porque era apaixonado por ela.

Snape é o único Comensal que era capaz de conjurar o Patrono.

Nos filmes, o Snape adulto é interpretado por Alan Rickman. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, o jovem Snape é interpretado por Alec Hopkins.

No Epílogo, Harry conversa com um de seus filhos, Alvo Severo Potter, nome que foi dado em homenagem à Alvo Dumbledore e ao Professor de Poções, Severo Prince Snape, alegando ser a pessoa mais corajosa que ele já conheceu.

Snape se prova capaz de voar, truque que aprendeu com seu "mestre", Voldemort.

A morte de Severo Snape, que seria na Casa dos Gritos irá ser mudada, segundo o diretor David Yates, a cena da morte do Príncipe Mestiço irá acontecer em um local mais emocionante e assustador.  

  • Tacklist
Apelidos: Príncipe Mestiço, Ranhoso, Sev


Nascimento: 9 de Janeiro de 1960

Morte: 2 de Maio de 1998

Pais:  Tobias e Eileen Snape

Status de sangue: Mestiço
Descrição: pálido, com longos cabelos negros e oleosos, nariz de gancho, pele macilenta, olhos negros e dentes amarelados e irregulares.

Escola: Hogwarts

Casa: Sonserina

Patrono: Corça

Profissões: Professor de Poções, professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e Diretor de Hogwarts.

Habilidades: Oclumência, excelente preparador de poções, exímel conhecedor das Artes das Trevas; é capaz de voar.

Lealdade: Alvo Dumbledore

Outros grupos: Comensais da Morte, Ordem da Fênix.

Ator nos filmes: O mestre Alan Rickman (adulto), Alec Hopkins (jovem)

Primeira menção nos: "O Chapéu Seletor" (Pedra Filosofal - Livro 1)








por: Gustavo D.

2 comentários:

  1. obs: Severo não sabia de quem a profecia se tratava, e antes mesmo de Lílias e Potter morrerem ele pediu a dumbledore que escondesse os três,(então não é verdade que ele queria ver thiago e harry mortos) Snape nutria um sentimento de raiva por thiago sim, mas o proprio thiago também não o deixava em paz. Snape também não odiava Harry tanto que quando fica sabendo por Alvo que ele terá que morrer ele se revolta alegando que protege-o o tempo todo, protegeu o filho de lílian e não fazia sentido isso. levando aos leitores a constatar que Snape acabara se afeiçoando por ele

    ResponderExcluir
  2. Snape nao queria ver eles mortos,tanto que protegeu harry de todas as artes das trevas de lord valdemort.para que nao se apossasse de sua mente.Lucio era mau maos se arrependeu,ja draco era apenas esnobe e mimado maos nunca foi mau o harry qie era inchirido demais.pedro nunca foi amigo pois traiu os poters.

    ResponderExcluir