Ele próprio um antigo professor, Gleeson deixou a profissão para seguir a carreira pela qual se apaixonou, e ligou-se à companhia de teatro irlandesa Passion Machine. Seu primeiro papel foi em I Went Down, seguindo-se o aclamado papel em O General, filme de John Boorman. Por esta atuação recebeu prêmios de Melhor Ator em 1998 da Boston Society of Film Critics, Melhor Ator de 1998 da ALFS, e prêmios da London Film Critics e prêmio de Melhor Ator em 1999, do Irish Film & Television.
Nos últimos anos, Gleeson tornou-se um nome familiar aparecendo em diversos filmes de sucesso, mais recentemente como o poderoso e injustiçado Rei Menelau em Tróia. Outros créditos recentes incluem o papel de August Nicholson no filme de A Vila; Cold Mountain, dirigido por Anthony Minghella; o filme de Ridley Scott, Cruzada e Café da Manhã em Plutão, dirigido por Neil Jordan.
A subida para a fama começou quando apareceu no filme de Jim Sheridan, Terra da Discórdia, seguindo-se pequenos papéis em filmes como Far and Away e Into the West. Gleeson atraiu a atenção de Hollywood ao fazer o papel de Hamish em Coração Valente com Mel Gibson.
Outros créditos incluem os filmes Missão Impossível II, A.I. — Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, O Alfaiate do Panamá e Em Minha Terra.
No teatro, Gleeson atou em muitas produções, incluindo King of the Castle, The Plough and the Stars, Prayers of Sherkin, The Cherry Orchard e The Paycock no Gaiety Theatre, que também foi apresentado no Chicago Theatre Festival. Voltou ao palco em 2001 no The Peacock Theatre Dublin, na peça de Billy Roche, On Such as We, direção de Wilson Milam.
Desejamos ao ator um Feliz Aniversário!
por: Gustavo D.
0 Corujas:
Postar um comentário