Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

[COLUNA] O mundo bizarro das fanfics trash

O mundo bizarro das fanfics trash

Reação dos leitores de Fanfic trash

Isso já deve ter acontecido com você ou com um amigo seu ou conhecido do conhecido do seu amigo. Depois de muito ler a literatura potteriana oficial, por acidente, indução ou curiosidade, você esbarra no mundo das fanfics Harry Potter. Sua primeira reação é uma tensa confusão onde, momentaneamente, sua mente vai querer recusar que outras vertentes da história que você mais ama tomem conta de seus arquivos mentais, então... Puf! Um Voldemort e um Dumbledore aparecem um de cada lado do seu ombro montando uma batalha de conselhos.

Depois de alguns instantes de debate, azarações e contra feitiços entre o seu lado Voldy e o Dumby, você mergulha na fanfic com o título mais convidativo. O novato que pega um slash logo de cara, sai da aventura traumatizado! Não queiram comer meu fígado (até porque vai ser muito difícil me pegar, eu corro muito!), mas há no mundo fandom algumas bizarrices que definitivamente faria Voldemort temer não só Dumbledore, mas as fics também. São as famigeradas fanfics trash, apelidadas assim pelos leitores por causar assombro logo nas primeiras linhas, devido à capenguice e exagero empregado na sua elaboração, o que quase invariavelmente leva o leitor a não seguir a leitura e correr para ir higienizar seu cérebro com um dos sete volumes da série oficial. Dependendo do grau do dano causado, os medibruxos do St. Mungos recomendam releitura dos sete volumes mais revisão dos oito filmes para restaurar a ideia original da trama e de alguns personagens danificados.

As loucuras vão desde atrocidades de cunho redacionais até combinações e situações pra lá de ilógicas. Um universo livre e rico como o fandom em sua categoria fanfic, criou numerosos bons trabalhos, isso ninguém pode negar, esse universo é um dos responsáveis por aquele climinha de continuidade que nós adoramos, mas não escapou de algumas bizarrices que deixam qualquer fã de cabelo em pé. Fiz um top Five das bizarrices mais recorrentes e delirantes do fandom potteriano para ilustrar, vamos a eles no ritmo decrescente:

Em quinto lugar, com o seu efeito estuporante: Harry Potter emo. Definitivamente é complicado ler a descrição desse personagem se mutilando a cada meia hora no banheiro das meninas e extraindo muito alívio e “prazer” da sensação dolorosa dos cortes feitos a base de estilete, caco de vido ou qualquer troço cortante que aparecer por se sentir um nada, em profunda depressão e sem vontade de reagir ao que quer que seja. O cidadão que se aventura na fic trash emo se sente estuporado. Não vou negar que tem umas muito bem escritas que exploram, sem grandes exageros, os aspectos psicológicos do isolamento apresentados no volume cinco da série (Harry Potter e a Ordem da Fênix), mas no mais das vezes, cuidado!

Quarto lugar: James Potter traído e sem herdeiro. “Cuma?”, é meu amigo tem fics que destroem a visão respeitosa que você tem da mãe de Harry, simplesmente pintam a mulher como volúvel, puladora de cerca, destilam um James como marido parvo e insuficiente e um Harry filho de qualquer um, menos do James. Nessas, Harry acaba sendo sempre filho de Snape, isso depois de uma grande rodada de possíveis pais, pois a lista de possibilidades acaba sempre indo além do ex-melhor amigo de Lily. Esse não deixa de ser um rictusempra na costela.

Terceiro lugar: Hermione ninfomaníaca e o Snape tarado. Aqui o leitor definitivamente precisa voltar correndo para o volume número um da saga (Harry Potter e a Pedra Filosofal) para resgatar a Hermione responsável e estudiosa original bem como salvar a imagem do Snape verdadeiro o quanto antes. Esse tipo de trash terá base quase única e exclusivamente na descrição despudorada de cenas proibidas para menores de trinta (já sei da onde tiraram a ideia de rodar filmes pornôs sobre a série...). Estas fics causa o efeito do feitiço confundus no leitor.

Segundo lugar: Harry Potter apaixonado por Snape ou vice e versa. Nessa o leitor aventureiro do fandom irá dar de cara com descrições nada inocentes envolvendo os dois personagens praticando aquilo que nossos pais praticaram para nos conceber, atividade adaptada ao par em questão, se é que você me entende. Não vou negar que há alguns bem escritos e que, por isso prendem a atenção. Quando você chega ao nível de achar essa combinação muito “fofa”, é sinal de que está lendo fanfic demais, volte para a literatura HP oficial urgentemente! Este aqui é um crucio bem dado.

E em primeiríssimo lugar: Snape grávido. Sério, essa vertente das fanfics Snarry me deu um susto, espanto maior foi a descrição do parto, meus amigos. Se fosse ao menos cesariano, mas foi normal, moço! E ele amamentou!!! Depois de uma dessas, o corajoso leitor de trash tem que entrar para o tratamento de choque prescrito pelos medibruxos do St. Mungos ( releitura de todas as obras, mais filmes e um extra ouvindo as trilhas dos sete filmes!). A criatividade para o nome da maioria das crianças fica sem comentário, para o nosso bem, garanto... Esse gênero não seixa de ser um avada kedavra no leitor despreparado!

No entanto, tirando as bizarrices, das quais ninguém está livre, o fandom é muito interessante e vale a pena ser apreciado (aprecie com moderação), pois nos possibilita óticas muito curiosas de muitos personagens, vertentes e alternativas muito legais para vários momentos tensos da saga. Há diversos trabalhos plausíveis e por isso, válidos. O fandom potteriano é a prova da inesgotabilidade do enredo criado pela nossa amada J.K. Rowling, deixando patente a alta carga de impericibilidade da sua criação mantendo o seu ar eterno.

Para quem já lê fanfic e está acostumado ao planeta bizarro que alguns autores criam fazendo uso dos personagens de J.K., sabe que muitos, a despeito da intenção original, nos rendem até algumas risadas, para quem não está muito adaptado ao bizarro mundo do trash, aperte o cinto, verifique a maleta com a coleção completa de Harry Potter e boa sorte!

Aline Freitas

por Gustavo D.

Um comentário:

  1. Huahauahaua vc escreve bem cara.. Apesar de só ter lido fanfic de PJ (nem gosto MT da serie, mas tem umas fica beeem locas) sei do q vc ta falando ...

    ResponderExcluir