Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Porque Harry Potter é Melhor que a Saga Crepúsculo..

1. Um Universo Melhor
Assim como George Lucas, JK Rowling é ótima na criação de mundos, o que compensa qualquer falha em sua escrita. Pense em todas as coisas maravilhosas que sabemos sobre o mundo mágico de Rowling: onde compram, o que comem, que tipo de preconceitos sua sociedade tem... Considere todos os personagens maravilhosos que ficam um pouco de lado como Neville Longbottom, Arthur Weasley, até mesmo Lino Jordan, o locutor de quadribol. Nós os conhecemos!

* Em contrapartida, o que sabemos sobre o mundo de Crepúsculo?
Três coisas: os vampiros bons não mordem as pessoas; vampiros e lobisomens não gostam uns dos outros e vampiros gostam de beisebol. Isso é tudo.

2. Melhor Atuação
Vamos examinar o estado de lobisomens de ambas as franquias: O lobisomem de Crepúsculo é interpretado por um GI Joe humano, Taylor Lautner. Lautner é, sem dúvida, um menino bonito, mas ninguém discorda da afirmação de que ele é mais famoso por seu regime de treino do que qualquer coisa que ele fez na telona.

*O lobisomem de Harry Potter é interpretado pelo aclamado ator dramático britânico David Thewlis! E isso já basta.

3. Vilões Melhores
Pode não ser exatamente justo comparar Harry Potter e a Saga Crespúsculo sobre esta questão porque, afinal, Lord Voldemort é um dos maiores vilões da história da cultura pop recente. Voldemort é um ditador genocida que assusta tanta gente que nem sequer diz o nome dele. Ele quer a imortalidade e fará qualquer coisa (até mesmo beber sangue de unicórnio!) para obtê-lo. Ele matou os pais de Harry - e tentou matar Harry - quando o nosso herói era apenas um bebê indefeso.

*Mas, mesmo sem ser comparado a Voldemort, os vilões da saga Crepúsculo são fracos. Um vilão interpretado por Cam Gigandet, Michael Sheen e Bryce Dallas Howard, simplesmente não é assustador o suficiente para mim.

4. Atitudes saudáveis em relação ao sexo
A saga Crespúsculo é basicamente uma versão sobrenatural da vida secreta do adolescente americano: todo mundo fala sobre sexo o tempo todo, e quão ruim, terrível e maravilhoso seria fazê-lo.

*Em Harry Potter, ninguém fala sobre sexo em tudo. Eles preferem muito mais a discrição britânica.

5. É, durou mais
Os membros da nova geração têm crescido com Harry Potter. Temos A Pedra Filosofal na biblioteca na escola primária, esperavam na fila para lerem a Ordem da Fênix na escola, se vestiram igual ao filme o Cálice de Fogo quando entraram como calouros na faculdade. A diferença de muito anos entre um filme e outro nos encheu de expectativa. Cada novo lançamento é um evento.

* Crepúsculo é muito mais efêmero. Os livros foram de 2005. Os filmes, correram para a produção, no caso a tendência se dissipa, são ainda piores: o primeiro filme saiu quase um ano e meio atrás. Não há ninguém esperando ao redor, também não há ninguém envelhecendo com os personagens. Crepúsculo é sem dúvida um enterprise comercial - US $ 1 bilhão internacionalmente para apenas os dois primeiros filmes - mas não é simplesmente uma forma cultural duradoura.


Em fim a saga Crepúsculo é uma bosta!

por: Gustavo D.

4 comentários: