Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Top 8 cenas que fizeram falta

Olá potterianos. Peço desculpas por nao ter postado o TOP 8 cenas na terça passada (31), estou enfrentando problemas de conexão. Continuemos hoje com o nosso TOP 8 cenas.

Prepare-se para relembrar aquele momento muito chato em que você percebeu que cenas magníficas foram cortadas do filme e teve vontade de mandar um berrador ácido para o (ir) responsável do corte. Vamos às cenas que fizeram falta nos filmes da série Harry Potter.

1 – Harry Potter e a Pedra Filosofal: parte estendida da primeira aula de poções.


Quem não lembra da cena da primeira aula de poções de Harry e as questões que o professor Snape, muito bem intencionado, fez ao garoto? Ali era o momento de deixar bem claro que, não era que Snape não gostasse de Harry, ele odiava mesmo. Mas muita gente sentiu uma falta danada das repostas às questões que o mestre de poções não deixou Hermione responder. A cena termina apenas com a conclusão provocativa do professor (“a fama não é tudo”). A parte que fez falta e que foi deletada, complementa o ar de animosidade entre Harry e Snape, quando o menino diz para o mestre perguntar a Hermione cujo braço freneticamente estendido estava sendo categoricamente ignorado. Snape fulmina Harry por uns segundo e repentinamente vai até ele e dá as respostas das perguntas. Aí vem a parte engraçada e que enfatiza o estilo pedagógico de Severo Snape. Depois de responder ele olha de lado para a turma e pergunta por que não estavam escrevendo o que ele havia acabado de dizer (eu ri muito disso).

2 – Harry Potter e a Câmara Secreta: Colin Creevey.


Você, potteriano, certamente sabe quem é e qual a procedência do aluno mais aficionado por fotografia da casa da Grifinória, os posers não, por isso engolir a cena na qual Colin bate uma foto de Harry no café da manhã no Salão principal e se apresenta dando um resumo bastante acelerado, porém compreensível, sobre ele e sua origem trouxa, fez falta para que esse personagem ficasse bem encaixado no filme onde ele apareceria pela primeira vez.

3 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: Rony acusa Bichento de matar Perebas.


A cena que não merecia ter sido jogada de escanteio, mas que foi considerada sem importância, foi uma que daria um aspecto mais enfático para um trecho que foi poupado e inserido na edição final. Estando todos reunidos no meio da noite na sala comunal da Grifinória após um ataque de Sirius Black, que entrou na sala graças a listinha de senhas que Neville perdeu (essa parte cortaram e também fez falta), Rony e Hermione discutem, veja bem, aqui temos a primeira discussão dos dois por conta do suposto assassinato de Perebas por Bichento, é o momento em que ele informa que o bicho desapareceu e que o gato foi o responsável. Hermione fica brava e defende o bicho de estimação. Na cena que foi para a telona, mostra os dois no pátio do castelo numa espécie de continuação de briga, nota-se que ambos já haviam brigado por conta da acusação de Rony ao gato da amiga. Então você fica imaginando como foi o momento da acusação...

4 – Harry Potter e o Cálice de Fogo: Karkaroff fala com Snape no pátio da escola durante o baile de inverno.


Uma cena interessante que responderia a pergunta que Hermione faz a Harry ao pé da escada do baile depois de brigar com Ron. A menina nem deixa Harry abrir a boca e manda-o para seu dormitório. Então temos um Harry que vinha de algum lugar que, pela sua expressão desnorteada, havia lhe proporcionado algo estranho para pensar. Mas o que ele viu ou ouviu? Trata-se da cena que mesmo carregada de tensão não deixou de ser um pouco engraçada. Snape, enquanto todos se divertem no baile de inverno, faz batidas no gélido pátio da escola distribuindo detenções e tirando pontos de casais assanhadinhos enquanto Igor Karkaroff o segue apreensivo falando sobre a marca negra que está cada dia mais viva em seu braço e portanto no braço de Snape também. No diálogo Karkaroff diz que Snape não pode enganá-lo, devei também está com medo por causa da marca, o Mestre de Poções encara o colega e diz que não tinha nada a temer. Harry presencia o diálogo e depois sai para finalmente ser mandado para seu dormitório por uma Hermione a ponto de matar o primeiro que lhe contrariasse.

5 – Harry Potter e a Ordem da Fênix: O espelho de dois sentidos.


A falta dessa cena foi um senhor chute abaixo da cintura. A cena em que Sirius deveria dar um espelho mágico ao seu afiliado Harry para que esse pudesse se comunicar com ele no momento que quisesse, simplesmente foi parar no fundo do Lago Negro. Esse terrível lapso da galera do roteiro fez posers ao seu lado exclamarem em RdM1: “De onde raios saiu esse caco de espelho e por que Harry não joga fora?” e fez você murmurar em seu acento: “Hipogrifos galopantes! Esqueceram de preparar terreno para o surgimento do caco de espelho em Relíquias!”. É gente, todos são unânimes em dizer que ficou prá lá de esquisito um caco de espelho (muito importante, é bom que se diga) caindo de para-quedas no filme sete.

6 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe: “in noctem” (na noite).


Trata-se de uma cena linda composta de várias tomadas de diversos pontos dentro e fora do castelo. A cena começa com o professor de feitiços realizando um ensaio com o coral da escola que entoa a canção que embala as tomadas (in noctem/na noite). É uma canção bem triste e fúnebre com um toque grave e angustiante ao fundo. A iluminação esverdeada que é emitida por algo no céu nos passa a sensação de que algo muito errado está ocorrendo em Hogwarts. Os alunos no pátio olham pasmos para o alto, profª Minerva, apreensiva, manda todos voltarem para dentro, depois temos uma imagem bem enigmática de Snape observando o céu. O jogo de iluminação nos faz imaginar, num primeiro momento, que ele está esboçando um leve sorriso, mas no momento seguinte ele parece triste. Essa aparente duplicidade de sentimentos encerra sutilmente um enigma que só seria resolvido no capítulo 33 do livro sete: “A história do príncipe”. Depois vemos Draco sair da enfermaria e Ron e Hermione olhando algo no céu através da janela da sala comunal. Essas tomadas causam uma verdadeira elevação gradual da tensão que culminaria no momento da morte de Dumbledore na Torre de Astronomia que, sem a parte introdutória do “in noctem”, ficou meio que a queima roupa.

7 – Harry Potter e As Relíquias da Morte parte 1: Yaxley visita a casa dos pais de Hermione.


Muita gente ficou fula da vida ao verificar que essa cena havia sido deletada e que era perfeitamente adicionável, não prejudicaria em nada e tinha muito a contribuir para a construção do clima dramático que pesava sobre aqueles que estavam deixando tudo para trás em prol de uma causa. A cena de um Comensal entrando na casa dos pais de Hermione e encontrando um imóvel vazio, teria uma dupla função de sentido no filme, primeiro: justificaria de modo mais claro o obliviate que Hermione teve que lançar nos pais e, segundo: enfatizaria os perigos que aqueles que se opusessem a Voldemort estariam correndo. Cortar essa cena foi um prejuízo à construção da tensão crescente que a primeira parte do Relíquias da Morte carrega.

8 – Harry Potter e As Relíquias da Morte parte 2: parte estendida da conversa com Abeforth.


Alguns fãs esperavam mais do encontro do trio de ouro com o irmão de Dumbledore. A cena ficou muito resumida na opinião de muitos. Elementos interessantes sobre a relação entre os dois irmãos e o caso de Ariana Dumbledore foram deletados. Aliás, o passado meio obscuro de Dumbledore foi deixado de lado, é até compreensível por um lado, daria um trabalhinho extra “abrir a caixa preta” do ex-diretor de Hogwarts, mas não precisava suprimir tanto...

Bom, chegamos ao fim de mais um Top 8! Aguardo vocês na próxima terça com o “Top 8 cenas hilárias”, onde iremos dar boas risadas daqueles pontos em que bruxos malignos e maldições obscuras eram esquecidas e a piada rolava a solta. Até lá potterianos!

por Aline Freitas

3 comentários:

  1. tudo que deixaram de mencionar faz falta nesse universo maravilhoso, pq todas as coisas tem ligaçoes nos livros, tudo tem algum sentido.É uma historia simplesmente fantastica e inesquecivel.

    ResponderExcluir
  2. Isso aparece nas versões estendidas... Eu já vi a aula do Snape na TV, não lembro aonde... Queria saber se tem link dublado dessas oito cenas??

    ResponderExcluir
  3. A despedida da Tia Petunia, que foi cortada, também fez falta. Foi o momento mais humano dela, e teve um ar de desespero de Fiona Shaw, que me fez arrepiar quando vi, imaginei como ela se sentiu quando sua única irmã morreu e agora ela mesma poderia morrer por um mundo que ela desprezava. Foi excelente.

    ResponderExcluir