Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Harry Potter e seus (não)Oscars


A maioria dos fãs já passou anos em noites de domingo assistindo televisão esperando uma curta frase. “And the Oscar goes to… Harry Potter” é algo jamais pronunciado dentro de uma cerimônia do Oscar, a maior e mais importante premiação cinematográfica do mundo. Altíssimos investimentos da Warner Bros. na produção dos filmes da série parecem que nunca foram o suficiente para que a academia conceda uma pequena estatueta para a maior franquia do cinema.

Teria a academia algum preconceito com Harry Potter, ou os filmes nomeados nunca tiveram chance contra outros blockbusters que concorriam com eles? E será que Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 finalmente levará um prêmio em nome de toda a série ou seremos eternamente carentes por isto?

Faltando menos duas semanas para a estreia do último longa-metragem da série, vamos rever algumas perdas da série Harry Potter no Academy Awards.


2002 ::
Com o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal e quase um bilhão faturado na bilheteria mundial, a série tinha grandes chances de levar uma estatueta no Oscar 2002. O primeiro filme da série concorria em Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.

Resultado: Moulin Rouge – Amor em Vermelho e O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel foram os premiados.
2005 ::
Depois de Harry Potter e a Câmara Secreta receber nenhuma indicação, O Prisioneiro de Azkaban conseguiu ir para a final na categoria de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Trilha Sonora.

Resultado: Em Busca da Terra do Nunca e Homem-Aranha 2 tomam os prêmios do terceiro filme.
2006 ::
Harry Potter e o Cálice de Fogo é a terceira tentativa da Warner Bros. de levar um premiozinho para a série. Ao contrário dos anteriores, o quarto filme teve apenas uma indicação, que era a de Melhor Direção de Arte.

Resultado: Não é premiado. A estatueta fica com Memórias de Uma Gueixa.
2010 ::
Passam-se quatro anos. Harry Potter e a Ordem da Fênix foi outro filme da série sem nenhuma indicação, mas os fãs criam extremas expectativas de que o sexto filme iria levar um Oscar. Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o último filme antes do “épico final”, precisava ser o premiado da noite. O filme estava concorrendo em Melhor Fotografia e a vitória parecia garantida.

Resultado: Um filme de computação gráfica e vários bixos azuis leva o prêmio. Avatar foi considerado pelos mestres da Academa como um filme com melhor fotografia que Enigma do Príncipe.
2011 ::
Penúltima chance para a série Harry Potter. Relíquias da Morte: Parte 1 foi até homenageado pela Academia durante a premiação e estava concorrendo em duas categorias, Melhor Direção de Arte e Efeitos Especiais. Fãs estavam aflitos para um prêmio, pois essa pode ser a penúltima (ou última) chance da série levar uma estatueta.

Resultado: “And the Oscar goes to… Alice no País das Maravilhas e A Origem”. Pronto… sete filmes e nenhum Oscar vencido. Agora só restou Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2.

Esperemos na torcida... 

por: Gustavo D.

0 Corujas:

Postar um comentário