Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

[COLUNA] As mulheres de Harry Potter

As mulheres de Harry Potter

 

Após ter trollado as fadinhas purpurinadas na minha última coluna, volto pro universo potteriano. “Ah, por quê Laís? Trollar Twilixo é tão divertido!”. Simples: arranjei um substituto! Jura. Tauã mostrou na última coluna que tem muito mais capacidade e sarcasmo do que eu pra fazer isso. E foi justamente o fato de agora termos um colunista homem que me motivou a fazer a coluna com o tema de hoje: as mulheres de Harry Potter. Por que, é claro, a genialidade e capacidade feminina não pode ser esquecida!

A ideia pra essa coluna me surgiu quando vi esse post aqui mesmo no OG. Olhei pra ele, ele olhou pra mim, e eu disse “opa, isso vai dar em alguma coisa”. Pensei também em adiar o tema um pouquinho e deixar só pro dia da mulher do ano que vem. Mas aí a falta de outro assunto e a insistência do Gustavo (“olha, faz cedo pra não mandar de última hora, como sempre”) me fizeram optar por isso mesmo.

Como é descrito no post, "em aventuras de fantasia, acostumamo-nos a esperar princesas em apuros ou a bruxa má, mas nenhum filme ou livro se compara à riqueza de mulheres que há no mundo de Harry Potter". E é realmente verdade. Em contos de fadas, as personagens geralmente tem o mesmo perfil: frágeis, delicadas, meigas, à espera do príncipe encantado e do final feliz. Na minha opinião, a maioria delas é tapada. E nos, digamos, “livros atuais”, se as personagens não tem um perfil parecido com esse, há outros problemas: a falta de diversidade ou exploração do mundo feminino. Já JK criou um universo com mulheres diversificadas, desde a mais meiga a mais cruel. Deu também características peculiares a cada uma, e utilizando seus pontos fortes e fracos, encaixou-as magicamente na trama. Todas, mesmo com perfis diferentes, puderam contribuir para que a história ocorresse.

Quando pensamos sobre a importância das mulheres na saga, a primeira que vem em nossa mente provavelmente é Hermione. Ela esteve quase sempre com Harry e, com sua inteligência e coragem, ajudou e salvou não só ele, mas diversos outros personagens. Mas o que é mais admirável nela, em minha opinião, é a sua maneira racional e altruísta, quando é fato conhecido que a maioria de nós mulheres costumamos nos deixar levar pelo emoção (eu disse maioria gente, não to generalizando).

Há tantas outras personagens na saga, e cada uma com sua história, características e lições que, se eu fosse escrever um pouco sobre cada uma, teria material para muitas outras colunas. Para conseguirmos analisar a diversidade do mundo feminino na saga, só lendo os livros novamente. Há tantas personagens, tantos nomes, que é quase impossível lembrar de todas. Mas, para finalizar, queria lembrar apenas uma, de nome simples: Joanne.

“Laís, sua burra, ela não é uma personagem”. Na verdade, é sim. Porque cada personagem é apenas um pedacinho dela, moldado de forma brilhante por sua mente genial. Sim queridos leitores, por que se não fosse pela tia Jo, uma mulher, jamais teríamos conhecido esse mundo de magia, eu não estaria escrevendo essa coluna, e o OG não existiria. Não seria dela título de primeira pessoa a se tornar bilionária vendendo livros e provavelmente menos pessoas saberiam o quanto é bom o mundo da literatura. A cada dia de suas vidas se lembrem que se não fosse por ela, que poderia ter sido apenas outra mulher comum, o mundo seria um lugar bem menos mágico.

Coluna de Laís Seus

por Gustavo D.

0 Corujas:

Postar um comentário