Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

[COLUNA especial] A nova chave de portal!

Semana passada a nossa coluna foi transferida para quarta, por causa do pottermore. Essa semana teremos uma coluna extra. Hoje, a nossa querida Aline fala sobre a revelação do pottermore, erros, acertos e toda a repercursão do anuncio aos fãs. Vale a pena conferir:

O que dizem os gregos e os troianos


Quem apostou sério que Pottermore seria um site, se deu bem! Temos então uma nova chave de portal para Hogwarts. O rumor de que o “Mais Potter” era uma caça às varinhas, assombrou milhares de fãs pelo mundo (e eu me pelei de medo que isso fosse verdade). Pensar num projeto tão badalado como um simples jogo de caça às varinhas era demais para o pobre potteriano ansioso por algo tão grandioso quanto a saga, mas enfim, era mentira, ufa! A correria para se incluir entre o grupo dos cadastrados para entrar primeiro no site causou o seu temporário bloqueio, foi algo tão ou mais intenso quanto a disputa, no tapa, para conseguir um exemplar de cada um dos livros quando eram lançados (sufoco!).

A proposta do site é muito boa, a ideia de fazer uso das ferramentas digitais para ampliar o conteúdo literário da série é basicamente uma consequência nos tempos de hoje. A notícia de publicação de conteúdo extra da história colocou muita gente nas nuvens (eu ainda estou flutuando com um baita sorrisão no rosto), definitivamente isso é ter um pouco mais de Harry Potter (mas eu ainda queria que ela pusesse os extras no papel... quem sabe?).


Temos então, um portal que faz um misto de rede social com leitura on-line e jogos on-line/off-line. Sabe a história das varinhas espalhadas pelos quatro cantos? Há rumores de que não era totalmente uma mentira, compreende? O que vazou na impressa foi só o que poderia ser um dos jogos pertencentes ao site (pena que nem todo mundo vai poder participar se for verdade). Ao ingressar pela nova chave de portal disponível para o mundo mágico e, desejando pertencer a uma das casas, o fã terá de passar pelo chapéu seletor e nem adianta cair numa de Harry e dizer: “casa tal não”, não tem choro e nem vela, o ingressante não poderá apontar a sua preferência, esqueça!


Há um elemento que tem dado certa euforia na galera: poder realizar leitura interativa promovendo ligeiras modificações no enredo, o pessoal das fanfics está subindo pelas paredes com essa, pensa numa felicidade! Em se tratando de Harry Potter, essa possibilidade já era esperada, foi basicamente com a saga que as atividades de expansão apócrifa dessa e de outras literaturas ganhou força e tamanho gigantesco. Os livros de J.K. lançaram um verdadeiro engorgio maximo na produção de fanfics. Mas calma, a intervenção do fã na história terá limites.


Voltando a falar dos amados conteúdos extras, teremos, enfim, uma ficha mais completa dos personagens, fatos fabulosos do mundo bruxo (ô beleza, aula de história da magia! Brincadeira...), elementos muito importantes para os fãs que aguardam ansiosos essas delícias serem divulgadas.

No entanto, como gregos e troianos nunca estão satisfeitos ao mesmo tempo, há os colegas que não gostaram muito da proposta da Hogwarts virtual de J.K. Rowling, muitos afirmam que o site oferecerá (trama extra com possibilidade de extensão interativa) algo que o fandon potteriano já o faz há muito tempo, destacam a existência de vários sites com jogos mais ou menos no estilo presumido para o Pottermore, alguns não gostaram da ideia de um site ser criado para oferecer a leitura de livros que já leram e que, portanto não é algo novo, com base nessas alegações taxam o projeto de “desnecessário” (what?).


Tudo bem que há elementos não tão novos assim (em termo de categoria, veja bem), como a oferta de jogos, dentro do pacote parcialmente liberado, o que não quer dizer que não mostrem um diferencial rico e recompensador aos que apostarem positivamente nesse projeto. Por mais que se possa afirmar que já tínhamos muitos elementos alternativos da trama HP (não oficiais/fanfics), não posso deixar de dizer que o fato de haver algo oficial e com o toque todo especial da criatividade da nossa amada tia Jô, me colocou saltitante em uma das muitas escadas da escola de magia e bruxaria inglesa. E com muito mais força e vivacidade, pode acreditar! Então, fieis potterianos, meninos e meninas que não se importam em reler a história do menino bruxo mais conhecido do mundo e que estão suspirando por mais presentes da criatividade mágica da criadora do mundo mágico ao qual pertencemos de coração, nos encontraremos em Hogwarts em julho/outubro deste ano, Merlin há de querer! E continuem de olho vivo no OG!


Aline Freitas

Novamente fomos brindados com um  grande texto da nossa colunista. O que acharam? Comentem!

Ah amanhã teremos a coluna de quinta normalmente (estréia da linda Laís Seus).

por: Gustavo D.

0 Corujas:

Postar um comentário